Conhecer para Melhorar
Avaliação Externa / Interna
Apresentação / Enquadramento
Dê-nos a sua opinião
O processo de autoavaliação constitui uma oportunidade valiosa para toda a comunidade educativa refletir sobre o caminho percorrido e projetar o futuro do nosso Agrupamento. Este exercício de análise e reflexão conjunta permite-nos compreender melhor quem somos, reconhecer o que fazemos bem e identificar as áreas em que podemos melhorar, tendo sempre como meta o desenvolvimento institucional e a promoção do sucesso educativo de todos os nossos alunos.
Acreditamos que só através do reforço das potencialidades existentes e da superação das fragilidades identificadas poderemos continuar a trilhar o caminho rumo a um sucesso escolar pleno e efetivo, em benefício dos nossos alunos e de toda a comunidade envolvente.
Com o contributo e o compromisso de todos – alunos, docentes, técnicos, assistentes operacionais, encarregados de educação e parceiros locais – seremos capazes de potenciar o que de melhor já fazemos e de transformar os desafios em oportunidades de crescimento. Este é um processo coletivo que reforça a identidade do Agrupamento, valoriza a escola pública e reafirma o nosso compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e promotora do sucesso para todos.
Acreditamos que só através do reforço das potencialidades existentes e da superação das fragilidades identificadas poderemos continuar a trilhar o caminho rumo a um sucesso escolar pleno e efetivo, em benefício dos nossos alunos e de toda a comunidade envolvente.
Com o contributo e o compromisso de todos – alunos, docentes, técnicos, assistentes operacionais, encarregados de educação e parceiros locais – seremos capazes de potenciar o que de melhor já fazemos e de transformar os desafios em oportunidades de crescimento. Este é um processo coletivo que reforça a identidade do Agrupamento, valoriza a escola pública e reafirma o nosso compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e promotora do sucesso para todos.
Objetivos do Processo
- Promover a reflexão interna e a melhoria contínua;
- Reforçar a qualidade das práticas educativas;
- Identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
- Envolver toda a comunidade educativa no desenvolvimento do Agrupamento;
- Sustentar a tomada de decisão em evidências concretas.
Participação da Comunidade
A autoavaliação é um processo partilhado e dinâmico, que ganha sentido com o envolvimento de todos.
Convidamos toda a comunidade educativa a participar, partilhando ideias, sugestões e opiniões que contribuam para o crescimento e a melhoria do nosso Agrupamento.
“A sua opinião é importante! Envie-nos sugestões.”
equipaautoavaliacao @ judicefialho.pt
“A sua opinião é importante! Envie-nos sugestões.”
equipaautoavaliacao @ judicefialho.pt
Equipa de Autoavaliação
A Equipa de Autoavaliação é responsável pela conceção, implementação e acompanhamento do processo de autoavaliação. Trabalha de forma colaborativa com a Direção e com os diferentes órgãos e estruturas do Agrupamento, promovendo uma cultura de participação e melhoria contínua.
Quem integra a equipa:
Constituição da Equipa Restrita
Quem integra a equipa:
Constituição da Equipa Restrita
| Nome | Cargos | |
|---|---|---|
Irina Vaíse Ferreira | Coordenadora da equipa Docente do 3º Ciclo | irina.vaise @ judicefialho.pt |
Catarina Gonçalves | Docente do 3º Ciclo | catarina.goncalves @ judicefialho.pt |
Celina Rocha (2023-2024) | Docente do 3º Ciclo | celina.rocha @ judicefialho.pt |
João Rosa (2024-2025) | Docente do 3º Ciclo | joao.rosa @ judicefialho.pt |
Helena Marrana (2025-2026) | Docente do 3º Ciclo | helena.marrana @ judicefialho.pt |
Isabel Serrano | Docente do 2º Ciclo | isabel.serrano @ judicefialho.pt |
Nuno Ribeiro | Docente do 3º Ciclo | nuno.ribeiro @ judicefialho.pt |
Constituição da Equipa Alargada
| Nome | Cargos | |
|---|---|---|
Paula Simão | Educadora representante do ensino pré-escolar | paula.simao @ judicefialho.pt |
Paula Pedrosa | Docente representante do 1.º ciclo | paula.pedrosa @ judicefialho.pt |
Margarida Cabrita | Docente e Coordenadora dos DTs do 2.º ciclo | margarida.cabrita @ judicefialho.pt |
Cátia Cardoso | Coordenadora de Projetos | catia.cardoso @ judicefialho.pt |
Augusto Gomes | Representante dos Assistentes Operacionais | augusto.gomes @ judicefialho.pt |
Cláudia Xavier | Representante do SAAF | claudiaxavier @ judicefialho.pt |
Graça Candeias | Docente de Educação Especial/ Coordenadora da EMAEI | graca.candeias @ judicefialho.pt |
Lia Alberto (2023-2024) | Representante dos Alunos | 13919 @ judicefialho.pt |
Filomena Rodrigues (2024-2025) | Representante dos Alunos | 13807 @ judicefialho.pt |
Beatriz Sima (2025-2027) | Representante dos Alunos | 14123 @ judicefialho.pt |
Octávio Janeiro (2023-2025) | Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação | octavio.n.janeiro @ altice.pt |
Filipa Losna (2025-2027) | Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação | filipag @ gmail.com |
Luís Filipe Brito | Representante da comunidade local (Teia dos Impulsos) | lfcbrito @ gmail.com |
Metodologia
Dê-nos a sua opinião
O processo de autoavaliação baseia-se numa recolha sistemática e participada de informação, recorrendo a diversos instrumentos:
A análise dos resultados permite identificar áreas de melhoria e delinear planos de ação concretos, avaliando o impacto das medidas implementadas ao longo do tempo.
O processo é contínuo e cíclico, em articulação com o Quadro de Referência da Avaliação Externa das Escolas (IGEC).
- Questionários à comunidade educativa;
- Entrevistas e grupos de trabalho;
- Análise de dados escolares;
- Observação de práticas e contextos educativos.
A análise dos resultados permite identificar áreas de melhoria e delinear planos de ação concretos, avaliando o impacto das medidas implementadas ao longo do tempo.
O processo é contínuo e cíclico, em articulação com o Quadro de Referência da Avaliação Externa das Escolas (IGEC).
Relatórios e Documentos
- Relatórios de autoavaliação (ou resumos públicos);
- Planos de melhoria;
- Síntese dos Resultados dos Inquéritos à Comunidade Educativa;
- Autoavaliação – principais conclusões e ações futuras.
Referências
Quadro de Referência da Avaliação Externa (IGEC)
IGEC
Direção-Geral da Educação – Autoavaliação das Escolas
DGE
IGEC
Direção-Geral da Educação – Autoavaliação das Escolas
DGE