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Conhecer para Melhorar

Avaliação Externa / Interna

Apresentação / Enquadramento

Dê-nos a sua opinião

O processo de autoavaliação constitui uma oportunidade valiosa para toda a comunidade educativa refletir sobre o caminho percorrido e projetar o futuro do nosso Agrupamento. Este exercício de análise e reflexão conjunta permite-nos compreender melhor quem somos, reconhecer o que fazemos bem e identificar as áreas em que podemos melhorar, tendo sempre como meta o desenvolvimento institucional e a promoção do sucesso educativo de todos os nossos alunos.
Acreditamos que só através do reforço das potencialidades existentes e da superação das fragilidades identificadas poderemos continuar a trilhar o caminho rumo a um sucesso escolar pleno e efetivo, em benefício dos nossos alunos e de toda a comunidade envolvente.
Com o contributo e o compromisso de todos – alunos, docentes, técnicos, assistentes operacionais, encarregados de educação e parceiros locais – seremos capazes de potenciar o que de melhor já fazemos e de transformar os desafios em oportunidades de crescimento. Este é um processo coletivo que reforça a identidade do Agrupamento, valoriza a escola pública e reafirma o nosso compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e promotora do sucesso para todos.

Objetivos do Processo

  • Promover a reflexão interna e a melhoria contínua;
  • Reforçar a qualidade das práticas educativas;
  • Identificar pontos fortes e áreas de melhoria;
  • Envolver toda a comunidade educativa no desenvolvimento do Agrupamento;
  • Sustentar a tomada de decisão em evidências concretas.

Participação da Comunidade

A autoavaliação é um processo partilhado e dinâmico, que ganha sentido com o envolvimento de todos. Convidamos toda a comunidade educativa a participar, partilhando ideias, sugestões e opiniões que contribuam para o crescimento e a melhoria do nosso Agrupamento.
“A sua opinião é importante! Envie-nos sugestões.”

equipaautoavaliacao @ judicefialho.pt
Obrigatório.

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Inválido

Equipa de Autoavaliação

A Equipa de Autoavaliação é responsável pela conceção, implementação e acompanhamento do processo de autoavaliação. Trabalha de forma colaborativa com a Direção e com os diferentes órgãos e estruturas do Agrupamento, promovendo uma cultura de participação e melhoria contínua.
Quem integra a equipa:

Constituição da Equipa Restrita
NomeCargosE-mail
Irina Vaíse Ferreira
Coordenadora da equipa
Docente do 3º Ciclo
irina.vaise @ judicefialho.pt
Catarina Gonçalves
Docente do 3º Ciclo
catarina.goncalves @ judicefialho.pt
Celina Rocha (2023-2024)
Docente do 3º Ciclo
celina.rocha @ judicefialho.pt
João Rosa (2024-2025)
Docente do 3º Ciclo
joao.rosa @ judicefialho.pt
Helena Marrana (2025-2026)
Docente do 3º Ciclo
helena.marrana @ judicefialho.pt
Isabel Serrano
Docente do 2º Ciclo
isabel.serrano @ judicefialho.pt
Nuno Ribeiro
Docente do 3º Ciclo
nuno.ribeiro @ judicefialho.pt
Constituição da Equipa Alargada
NomeCargosE-mail
Paula Simão
Educadora representante do ensino pré-escolar
paula.simao @ judicefialho.pt
Paula Pedrosa
Docente representante do 1.º ciclo
paula.pedrosa @ judicefialho.pt
Margarida Cabrita
Docente e Coordenadora dos DTs do 2.º ciclo
margarida.cabrita @ judicefialho.pt
Cátia Cardoso
Coordenadora de Projetos
catia.cardoso @ judicefialho.pt
Augusto Gomes
Representante dos Assistentes Operacionais
augusto.gomes @ judicefialho.pt
Cláudia Xavier
Representante do SAAF
claudiaxavier @ judicefialho.pt
Graça Candeias
Docente de Educação Especial/ Coordenadora da EMAEI
graca.candeias @ judicefialho.pt
Lia Alberto (2023-2024)
Representante dos Alunos
13919 @ judicefialho.pt
Filomena Rodrigues (2024-2025)
Representante dos Alunos
13807 @ judicefialho.pt
Beatriz Sima (2025-2027)
Representante dos Alunos
14123 @ judicefialho.pt
Octávio Janeiro (2023-2025)
Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação
octavio.n.janeiro @ altice.pt
Filipa Losna (2025-2027)
Representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação
filipag @ gmail.com
Luís Filipe Brito
Representante da comunidade local (Teia dos Impulsos)
lfcbrito @ gmail.com

Metodologia

Dê-nos a sua opinião

O processo de autoavaliação baseia-se numa recolha sistemática e participada de informação, recorrendo a diversos instrumentos:
  • Questionários à comunidade educativa;
  • Entrevistas e grupos de trabalho;
  • Análise de dados escolares;
  • Observação de práticas e contextos educativos.

A análise dos resultados permite identificar áreas de melhoria e delinear planos de ação concretos, avaliando o impacto das medidas implementadas ao longo do tempo.
O processo é contínuo e cíclico, em articulação com o Quadro de Referência da Avaliação Externa das Escolas (IGEC).

Relatórios e Documentos

  • Relatórios de autoavaliação (ou resumos públicos);
  • Planos de melhoria;
  • Síntese dos Resultados dos Inquéritos à Comunidade Educativa;
  • Autoavaliação – principais conclusões e ações futuras.

Referências

Quadro de Referência da Avaliação Externa (IGEC)
IGEC

Direção-Geral da Educação – Autoavaliação das Escolas
DGE

Documentação

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